Você já deve saber que processo de reconhecimento da cidadania italiana começa com a organização da árvore genealógico e em seguida com a obtenção das certidões necessárias de sua linhagem italiana, conferindo a necessidade de retificações judiciais ou administrativas.
Mas, você sabe qual é o passo referente ao apostila mento destas certidões?
Pois é, vamos trazer algumas informações para que você entenda melhor este processo.
Desde de 2016, o Brasil pode contar a Convenção de Haia, sendo este um meio que busca desburocratizar o processo de legalização dos documentos que serão apresentados durante a solicitada do reconhecimento da cidadania italiana.
A Convenção nada mais é do que um acordo, assinado entre diferentes países que, estabelece o reconhecimento mútuo para a apresentação de documentos do país de origem no exterior, ou seja, sem a necessidade da legalização por parte dos consulados.
Ao entrar em vigor, a Convenção trouxe o procedimento conhecido como apostilamento de documentos, ou seja, o processo que envolve o reconhecimento de firma, no qual se confere a autenticidade dos documentos apresentados pelo requerente, desta forma os cartórios brasileiros são os responsáveis por realizar o processo de apostilamento de documento, sendo a figura do tabelião o profissional responsável por conferir autenticidade destes documentos.
Para comprovar que há autenticidade no documento apresentado, os países que fazem parte do acordo utilizam um carimbo ou selo para realizar a legalização do documento. No Brasil, no entanto, outra medida foi tomada para evitar a falsificações sobre o processo, com a aplicação de uma etiqueta, feita em papel moeda.
Para mais informações, entre em contato com nossa equipe:
Whatsaapp e Telefone: 41 98814-0970
E-mail: debora@cidadaniaitalianatoscana.com