Sabemos que para ter o direito do reconhecimento da cidadania italiana garantindo é preciso muita determinação, investimento de tempo e dinheiro e conhecimento em toda burocracia que existe no processo.
Então, para facilitar o seu processo, listamos algumas questões que podem impedir a realização com sucesso do reconhecimento da cidadania italiana.
#1 Falta de Documentos/Certidões
Para a sua montagem de pasta, isto é, todas as certidões e documentos necessários para a solicitação via processo judicial ou administrativa é necessário que você tenha organizado as certidões de nascimento, casamento e óbito da sua linhagem italiana até chegar em você.
Estas certidões comprovarão a sua ascendência italiana.
#2 Certidões com datas, nomes e locais correto
Sim, é muito importante que os nomes, datas e locais estejam corretos e alinhados com a certidão de nascimento de seu antenato italiano, por este motivo a análise de documentos e retificações, seja estas administrativas ou judiciais e de extrema importância para a montagem de sua pasta.
#3 Certidão Negativa de Naturalização
É importante, e requerido a comprovação que o seu antenato italiano não se naturalizou brasileiro quando migrou para o Brasil, a solicitação deste documento é gratuita e pode ser feita online, clique aqui para checar o site que emite este documento.
#4 Certidões em Inteiro Teor, traduções juramentadas e apostilamentos
Entrega da pasta ao órgão responsável seguem padrões, nós da Cidadania Italiana Toscana fazemos toda a análise deste documentos antes de dar entrada em seu processo, desta forma, as certidões devem ser em inteiro teor, ser traduzidos por profissionais com licença de tradução juramentada e apostilada corretamente.
É importante lembrar que cada caso é um caso, há possibilidades de outras solicitações na entrega destas certidões, como por exemplo a marca bollo.
E por fim, há uma questão bem complicada que é o direito de transmissão da cidadania italiana pelas mulheres, aos seus filhos passou a ser reconhecido somente após a promulgação da Constituição Republicana de 1948.
Ou seja, os filhos nascidos antes da promulgação da Constituição não tem direito ao reconhecimento da cidadania, pois não recebem esta de sua mãe. Existe a possibilidade de se entrar com uma ação na justiça na Itália. Um processo que dura por volta de 02 (dois) anos, neste caso será necessário uma avaliação mais aprofundada nesse processo.
Temos profissionais especializados em retificação de certidões para o seu processo de reconhecimento da Cidadania Italiana.
Cidadania Italiana Toscana
Whatsapp e Telefone: 41 98814-0970
E-mail: debora@cidadaniaitalianatoscana.com