Constantemente temos clientes que em seu processo de solicitações das certidões de nascimento, casamento e óbito para montagem de pasta com a finalidade do reconhecimento da cidadania italiana nos perguntam se elas devem ser certidões simples ou inteiro teor e, hoje iremos esclarecer para você qual deve ser solicitada e o motivo.
Já respondendo de imediato, as certidões devem ser em INTEIRO TEOR.
Agora vamos explicar o motivo!
Para você entender, a certidão em inteiro teor é a transcrição integral e completa do que está escrito no assento do cartório, reproduzindo fielmente o que consta ali.
Desta forma, nas certidões em inteiro constará toda e qualquer informação presente no livro do cartório, como por exemplo: retificações, averbações de casamento / divórcio, reconhecimento de paternidade / maternidade, eventual naturalização / renúncia de nacionalidade, etc.
Agora que você entende um pouco melhor o que é uma certidão em inteiro teor, explicaremos para você porque é necessário que seja neste formato a certidão para a sua montagem de pasta.
Contextualizando, desde 2009 todos os consulados italianos no Brasil exigem que os documentos estejam no formato inteiro teor, seja o processo realizado via administrativo ou judicial.
A solicitação desta certidão para o processo de reconhecimento da cidadania italiana se deu pelo aumento de apresentação de documentos falsos para a prática de reconhecimento da cidadania italiana.
Sabendo disto agora você não terá mais dúvidas em qual formato deve ser todas as certidões do Brasil para a montagem de sua pasta, e vale lembra a importante das retificações para elaboração e finalização da sua pasta para fins de reconhecimento da cidadania italiana.
Para mais informações, entre em contato com nossa equipe:
Whatsaapp e Telefone: 41 98814-0970
E-mail: debora@cidadaniaitalianatoscana.com